[Mac-BR] Licitação para compra de Macs

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Nov 11 04:06:23 PST 2021

Ari,

Muitos dias depois…

Resistência interna, como você cita, é produto de ignorância. Mas existe a ignorância impenetrável, em todas as áreas, e a minha experiência é que na área de TI ela é manifestação, entre outras coisas, de medo de perda de controle e de poder. Todos os membros da equipe de TI, não importa o patamar, ao invés de procurarem estudar, tentam impedir o uso do desconhecido e o desqualificam. “Eu não preciso porque”. A única coisa que moveu a TI corporativa ou acadêmica foram as “soluções em nuvem” = Google, Microsoft 365, etc. Que diminuem o trabalho e são apresentados a quem tomas as decisões baseado em finanças como “melhor negócio”. Google Drive, por exemplo, não é grátis e equivale a um servidor “de verdade” em uma versão, digamos beta 0,8, enquanto os servidores do mercado estão na 3.0. Mas “é barato”.

Dito isso. Na Apple há diversos gráficos, devidamente documentados. Mas pelo dito acima serão tratados como auto-elogio.

O melhor que encontrei até agora é a matéria que segue.

https://www.nytimes.com/2021/11/10/opinion/apple-microprocessor.html <https://www.nytimes.com/2021/11/10/opinion/apple-microprocessor.html>

Que expõe a parte mais profunda do problema. Intel x Apple.

abraço e boa sorte.

Mario Jorge