[Mac-BR] Dúvida em Upgrade para um SSD m.2 de 512GB (MacBook Pro Retina 2015)

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Oct 28 13:45:24 PDT 2021

Junior,

Alguns SSD _feitos para Mac_ precisam de, se me lembro bem, pelo menos o 10.13. High Sierra.

SSD M2 em MacBook Pro eu nunca usei. Já vi anúncios de adaptadores, mas uma medida de que não é apenas o conector, é que a OWC levou coisa de ano a dois para lançar SSD’s para os Macs com SSD “blade”. Não é só juntar chips em uma placa. E os estojos externos, de alumínio, só leem os SSD’s da Apple, e não os que eles vendem. Não me dei ao trabalho de estudar, apenas mensurei como “melhor não contrariar a natureza” :-).

Você pode clonar, se tiver outro Mac com portas thunderbolt, e HD’s para por a imagem de disco.

LIgue o Mac antigo, com SSD antigo, em Target Mode (T no startup), Ligue o cabo thunderbolt no outro Mac.
Baixe o Carbon Copy Cloner, que funciona plenamente por alguns dias sem que você compre a licença (eu comprei, uso regularmente).
Mande o CCC fazer uma imagem do HD atual (tem que haver espaço…)
Depois troque o SSD, formate e mande o CCD clonar de volta.

Ah, a questão, talvez, possa ser o fato que, desde o 10.13 (ou será 101.2?) os SSD’s são formatados em APFS (Apple File System), e algo poderia dar errado por aí. Mas se você tiver uma imagem (.dmg) e o SSD original pode fazer experimentos.

Mas, como disse, nunca instalei um SSD blade não-feito-para Mac em um Mac. E, sim, o Caio comentou “Apple sendo Apple” Não só tem dimensões e características diferentes como tem 4 tipos diferentes de conectores/protocolos. Há PCI, SATA, com números variáveis de pinos. Por conta disso tenho vários estojos. O mais específico é um de MacBook Air. Que só serve para, praticamente, um modelo.

E.. façam backup. Sempre e automático.

abraço,

mj