[Mac-BR] Qual macbook comprar, Pro ou novo White?

Marcos A C Ferrao macferrao em terra.com.br
Quarta Dezembro 9 04:44:02 PST 2009

On 09/12/2009, at 09:32, Mario Jorge Passos wrote:

> Marcos e Andre,
>
> Nao e' apenas uma questão de design - sem aspas.
>
> Prós do MacBook Pro de 13": e' mais leve, tem teclado luminoso, e firewire. O aluminio e' mais resistente ao uso.
> Contras: preço mais alto
>
> Prós do MacBook unibody: preço mais baixo
> Contras: não tem firewire, teclado luminoso, e' mais pesado. O plástico e' menos resistente ao uso.
>
> Eu tinha um MacBook preto, troquei por um Pro de 13". A diferença de peso e' muito grande. Em ambos usei uma capa externa, o que protege quanto ao uso, mas o trackpad do MB estava polido em vez de fosco.

Mario

Minha resposta ao Andre baseou-se apenas no que ele escreveu sem levar em conta aspectos técnicos (confesso que não lembrei de que o branco não tinha porta firewire).
Entretanto, sou defensor da idéia de que um computador deve atender as necessidades do usuario, já que, hoje em dia (considerando a velocidade com que novos lançamentos tem sido feitos), comprar algo diferente pode ser exagero.
Particularmente, tenho visto a Apple cada vez mais próxima do mercado "windows". Assim, com o advento da USB 3.0 (?) e a existência de enorme número de periféricos utilizando USB entendo que "firewire" está em processo de extinção, o que, dependendo das necessidades do André, pode não fazer diferença.
Infelizmente estamos num país em que a carga de impostos pune severamente quem precisa utilizar maquinas de qualidade como as da Apple. Enquanto um iMac 21com processador 3.06 nos EUA custa 1200 dolares, a mesma configuração aqui no Brasil pula para R$ 4700,00. Tudo muito injusto.
O fato do Macbook ser de plastico e de pesar um pouco mais pode compensar sim a diferença de R$ 400,00 que é quase o valor de um salário mínimo atual.
Enfim, a decisão é do André mas achei que devia esse esclarecimento sobre minha resposta.
Grande abraço!

--
Marcos
Rio de Janeiro - RJ