[Mac-BR] Legendas em Filmes

Roberto Marques de Sousa rmsousa_turbo em pop.com.br
Quarta Junho 3 10:03:43 PDT 2009

Junior,

Voce pode ver seus filmes em um dvd player tanto em formato dvd como
divx. Para tanto deve recodificar o arquivo .avi usando o ffmpegx. Se
a Patricia  diz que a qualidade cai um pouco quando se codifica o
video junto com a legenda, no caso do divx,  entao e' melhor codificar
em dvd. Os passos que uso para fazer essa codificacao sao os seguintes:

Os arquivos devem estar em folders cujos nomes nao contenham espassos
para serem aceitos pelo ffmpegX.
1) Na aba Summary arraste o arquivo para o campo From  e no campo To
altero para DVDmpeg2enc;
2) Na aba Video altere o bit rate para 4500 e altere o campo Autosize
de acordo com o arquivo fonte: DVD para formato 4:3 e DVD 16:9 para
Widescreen;
3) Na aba audio desmarque a caixa Encode audio e use Passtrough;
4) Na aba Filters no campo Load subs arrasto a legenda .srt e altero
Pos para 85 (ate'  90 a legenda fica bem posicionada);
5) Na aba Options marque as caixas Closed GOps, No SVCD scan. Decode
with mplayer e Altivec, Bicubic. O resto fica desmarcado.

Agora os detalhes:

1) Essa codificacao resultara' em um arquivo com extensao .mpv com a
legenda de cor branca sobreposta e de boa qualidade. mas se estiver
codificado em 23,976 fps será necessario fazer pulldown do arquivo
antes de usá-lo. Voce faz isso na aba Tools, renomeado o arquivo
para .m2v:
2) O audio tera' que ser recodificado em AC3. Para isto volte a aba
Audio e remarque Encode Audio, Audico Codec AC3 e na aba video
desmarque Encode Video:
3) Ainda na aba Tools abra Mux e arraste os arquivos de audio e video
para seus respectivos campos e clique em Mux. Seu DVD estara' pronto
para ser gravado.

Estes ultimos passos sao necessarios em razao de bugs do ffmpegX.
Espero que nas proximas versoes isto seja corrigido.
Por ultimo: para nao ter problemas com os arquivos de legendas (erros
de acentuacao) abra-os com o jubler e salve no formato .srt, ISO-8859-1.

Abs,

Roberto