[Mac-BR] Dúvidas para o pessoal de Produção Gráfica Digest Mac-BR, volume 9, assunto 29

pupu vampirela9 em gmail.com
Segunda Junho 29 14:31:15 PDT 2009

Flavio,

o problema deve ser a fonte que esta com defeito, se o pdf  e o PS
esta aparecendo sem o tracinho, eh pq a fonte para impresssao nao tem,
isso nao tem nada a ver com o programa que vc esta usando. Se vc
quiser fazer um teste, para saber se é a fonte mesmo, digite um texto
qualquer
com o  simbolo para ordinal em qualquer editor de texto e mande:
imprimir > pdf > salvar pdf como post script
e depois abra no photoshop para vc ver se aparece ou nao esse
caracter, se nao aparecer eh pq a fonte ta com defeito.

Se forem muitos carcteres assim, nao adianta transformar em curva do
proprio quark, como foi sugerido, vai ficar um arquivo pesadissimo.
Eu particularmente nunca tive problema com o Quark, o uso a anos.

Espero ter ajudado, qualquer coisa pode perguntar,

abracos

Adriane

Em 29/06/2009, às 17:47, André Carvalho escreveu:

> oi flavio!
>
> que versão do quark vc ta usando? já tentou exportar as bolinhas
> como curvas? você faz o pdf direto do quark ou usa o distiller? é
> muuuuito mais seguro fazer pelo distiller do que pelo quark. a
> helvetica q vc ta usando é post script não é???
>
> eu to numa agência q usa o quark 8 e putzgrila, rola muito problema
> de saída. ele faz pdfs direto muito porcos. oh saudade do indesign!!!
>
> visualize as fontes completas com algum soft como o Lynotype
> Fontexplorer X, ou o próprio Fontbook.
>
> boa sorte.................andré
> [...]

.

.