[Mac-BR] Microsoft Office (era: OpenOffice, NeoOffice ou BrOffice?)

Marcos Ferrao macferrao em gmail.com
Sábado Novembro 27 01:58:26 PST 2010

Em 26/11/2010, as 20:03, Pedro Silva escreveu:

> O fato da apple ter dito que nao suporta mais o java nao é um problema visto que você ainda baixa o java da propria apple via software update e o java continua funcionando bem.
>
> E tanto broffice quanto openoffice precisam de java pra rodar, então se você quiser usar estes softwares você não tem outra alternativa a não ser instalar o java.
>
> E ninguém aqui falou em microsoft office, porque? Porque é da microsoft e sendo assim não interessa? Ou porque é pago e sendo assim também não interessa?
>
> Querendo ou não, é a ferramenta de escritório mais completa que existe...

---

Pedro:

O Microsoft Office é o conjunto de aplicativos mais usado. Porém, o fato de dominar o mercado não significa necessáriamente que seja o melhor.
Como estamos falando de Mac, porque ficar preso a aplicativos de outra plataforma se os existentes para nosso OS podem ser compatíveis?
No meu trabalho, uso o Project e o Visio (da suite Office) que não tem versão para Mac. Entretanto, em nosso OS existem o Merlin, o OmniGraffle e o OmniPlan que são plenamente compatíveis com os programas mencionados.
Tem o problema do Access, que apesar de dominar uma fatia menor do mercado (me parece -posso estar enganado- que a Oracle é a que domina a fatia maior no corporativo), teima em criar bancos com extensão proprietária como preferencial.
Para usar os dados no Mac (FileMaker, que aliás acho melhor que o Access) tenho de salva-los com outra extensão.
Em resumo, a Microsoft sempre teve uma postura no mínimo questionável em relação à transposição de seus aplicativos para outras plataformas, o que é compreensível já que domina o mercado com o Windows.
Não sou entendido no assunto. Sou apenas um usuário. Vejo entretanto que o surgimento da linguagem Java, do Linux e da grande guinada dada com o MacOS X oportunizou o surgimento de outras opções e o OpenOffice tem sido a melhor em função de ser gratuita e de sua maior compatibilidade com principais programas da suite Office da Microsoft.
Note-se que Microsoft, mesmo tendo comprado a Corel, não conseguiu emplacar concorrencia com a Adobe e a Apple no mercado existente fora do ambiente "escritório".
Entretanto, a questão crucial da sequencia de mensagens até aqui me parece estar relacionada à verificação ortográfica.
Infelizmente a grande verdade é que para se ter uma verificação ortográfica completa e atualizada em processadores de texto, vai ser preciso instalar um programa contendo um dicionário completo.
A verificação ortográfica simples (não gramatical) parte de um banco de dados restrito onde estão incluídas as palavras mais comumente utlizadas.
O Vero, é um verificador e corretor que está sempre sendo atualizado, o que não acontece com o existente no Office da Microsoft que, na versão Mac pelo menos, deixa a desejar.
Espero ter conseguido explicar minha posição a respeito.
Grande abraço!

--
Marcos
Rio de Janeiro - RJ