[Mac-BR] IR - Ganhos de capitos so' PC?

Pedro Silva peu.silva em gmail.com
Quarta Abril 27 09:50:43 PDT 2011

Rudimar, entendo sua frustração, também como usuário mac e formado em
Ciencia da Computação já passei muita raiva. Mas discordo que o problema
seja das faculdades de computação. Você é do Sul e aí, como você deve saber,
existe um movimento muito forte em prol de software livre. Este movimento é
bem forte também no mundo acadêmico e eu vivenciei isto (mas não estudei no
sul, estudei na bahia).

Por quatro anos trabalhei no Serpro, empresa do ministério da fazenda que
desenvolve os sistemas de imposto de renda. O problema de fazer multi
plataforma (e aí java tem ajudado a simplificar esta tarefa) era a
resistência da própria empresa em utilizar outras tecnologias que não as da
microsoft. Por um simples motivo: lobby da microsoft no governo, que todo
mundo sabe que existia.

As mudanças no governo federal não ocorrem de um dia pra outro (uma das
razões pelas quais eu pedi exoneração) mas a tendência é que haja uma
convergência, ou seja, que tudo seja multi-plataforma. Enquanto isso, bom
enquanto isso não há muito o que fazer.

E só pra fazer um paralelo, hoje eu moro no Canada e aqui o governo não dá
(distribui gratuitamente) um programa para fazer a declaração de imposto de
renda. Ou você faz na mão, em formulários de papel, ou você compra software
de terceiros para gerar a sua declaração num formato digital que é aceito
pelo governo. Mesmo sendo pago, aqui também não existe software pra mac, e
olha que aqui a base de usuários mac é infinitamente maior do que no
Brasil.

Pausa pra reflexão.

Pedro C. Silva
www.pedrosilva.com.br