[Mac-BR] Aos detetives da lista: ajuda para diagnosticar bizarrice em MacBook

Esther Lobato estherlobato em gmail.com
Sexta Maio 13 05:58:21 PDT 2011

Entendidos de plantão,

Estou aqui com o MacBook branco de uma amiga que me pediu para ver o
que pode ser feito para resolver um problema esquisito nele.

Após carregar o sistema (quando consegue), poucos segundos depois ele
exibe uma caixa de diálogo que normalmente só é exibida ao pressionar
o botão de força, pedindo confirmação do desligamento da máquina. Se a
mensagem não for respondida imediatamente, a máquina simplesmente
*APAGA*. Não, não é que ela é desligada com o encerramento do sistema,
como normalmente acontece: ela literalmente apaga, como quando se puxa
o fio da tomada de um desktop.

Percebi que o problema só acontece quando o sistema está ocioso.
Quando se fica mexendo no mouse ou pressionando alguma tecla, nada
acontece.

Mas o fato é que é preciso apenas 10 segundos de ociosidade para o
sistema mostrar a mensagem de confirmação de desligamento. Então de 10
em 10 segundos ele fica pedindo essa confirmação. Se eu não
dispensá-la, a máquina literalmente apaga.

Em algumas ocasiões, o sistema nem termina de ser carregado e a
máquina apaga logo quando a tela fica azul, antes de abrir a mesa. Mas
isso não acontece se, durante o carregamento, eu ficar mexendo no
mouse.

Já aconteceu inclusive de a máquina apagar logo depois do chime.

Liguei para o suporte da Apple. Com o atendente na linha, ele me
orientou a resetar o gerenciador de energia e a PRAM. Verificou comigo
também as configurações de economia de energia nas Preferências do
Sistema. Nada errado.

Então ele me sugeriu que fizesse um teste de hardware com o DVD de
instalação. E é aí que começa a parte realmente intrigante da
história.

Embora o teste tenha durado cerca de 30 minutos e isentado a máquina
de problemas, o tal pedido de confirmação de desligamento não deu as
caras nesse período. Fiz o teste duas vezes para confirmar.

Testei também carregando o sistema pelo DVD, como se fosse
reinstalá-lo. Depois de carregado e passados os tais 10 segundos,
porém, ele nem exibiu o pedido de confirmação: simplesmente apagou a
máquina direto.

A grande pergunta é: por que o problema não se manifesta durante o
teste de hardware? Que componente de hardware não é ativado na
abertura do teste que é ativado em todas as outras vezes?

Agradeço todo e qualquer palpite.

Obrigada,

Esther