[Mac-BR] Alterar o Modo Grafico automaticamente

Adriano Merhere Moreira adrianomm em me.com
Sábado Novembro 26 05:09:24 PST 2011

Pessoal

O Macbook Pro tem uma opção no Energy Saver que é de deixar o sistema controlar qual placa de video ele vai usar.
Automatic graphics switching

Com ele ativo o sistema decide qual placa usar dependendo do programa.
Na minha opinião ele é meio falho. Acho que não por causa do sistema e da Apple mas por causa  dos fabricantes de software. Que alguns não utilizam esse recurso.
Por exemplo:
Se está ativa a opção "Automatic graphics switching"
O sistema vai usar  a placa grafica Intel de 384mb para aplicativos que não necessitam de poder gráfico , como por exemplo o Mail, Safari, Text Edit e etc.
E muda automaticamente para a placa AMD de 1Gb quando abro um programa como o iPhoto, Aperture e etc.

O automático falha quando um programa que precisa de uso intensivo da placa não diz ao sistema para trocar.
Programas como a ultima versão do Photoshop, Lightroom não ativam a placa da AMD.

No Energy saver eu tenho duas opções. Ou deixo no Automatic e ocorre o evento descrito acima ou desligo e ele passa a usar somente a placa da AMD.

Agora a pergunta para os Pros:

Tem uma maneira digamos "suja" lá no Terminal de fazer com que o sistema use a opção automática  quando o computador estiver na bateria e desligue essa opção quando ele estiver conectado na energia ?

Acho que a Apple já devia ter pensado nisso. Como nos antigos Powerbook G4 , onde dava pra escolher o uso do processador para alto e automático no Energy Saver. Dava pra deixar em Automático  na bateria e Alto para quando ele estivesse conectado na energia elétrica. Mas agora eles tiraram a opção do processador e colocaram a do gráfico mas o ajuste vai pros dois casos juntos.

Alguém sabe de uma solução para isso ?

Obrigado

Adriano