[Mac-BR] Problemas com permissões na Rede

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Agosto 8 18:27:33 PDT 2012

On Aug 8, 2012, at 10:23 PM, Guilherme Moreira de Castro <guilherme em macbrasil.com> wrote:

> Pessoal,
>
> Tenho vários Macs ligados em rede aqui que acessam um Mac na rede que é o servidor.
>
> O usuário principal desse Mac é o login de nome user. Mas eu tenho uma conta de administração que chama adm.
>
> Os usuários que acessam vía rede o Mac salvam os arquivos autenticando com o usuário adm. Na hora de acessar estes arquivos (mesmo em pastas compartilhadas) o user não acessa, ele tem que ir lá e mudar as opções de permissão da pasta para poder acessar, escrever, etc.

> [...]

Guilherme

O que se faz para isso funcionar e' usar Grupos, e criar ACL's (access control lists, listas de controle de acesso) e inheritance (herança). O que estiver dentro da pasta herda as permissões (neste caso de leitura e escrita) do Grupo. Se User e adm pertencem ao grupo "servidor" ambos podem ler e escrever o que o outro faz.

Para conseguir isso, bem feito, gaste alguns dólares e transforme o seu Mac em um Server de verdae, comprando o Mac OS X Server.

abraço,