[Mac-BR] Reformatar ou não reformatar, eis a questão

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Janeiro 5 18:39:31 PST 2012

On Jan 5, 2012, at 10:32 PM, Henrique Ludgero wrote:

> Em 5 de janeiro de 2012 22:18, Esther Lobato <estherlobato em gmail.com> escreveu:

> Tenho dois Macs, um iMac e um MacBook.
>
> Em ambos, instalei o Lion por cima do Snow Leopard.
>
> O iMac nunca deu pepino, mas o MacBook começou com umas esquisitices
> (tipo depois de um boot insistir em voltar a configurações que eu
> tinha mudado nas Preferências do Sistema, dentre outras coisas) pouco
> depois da instalação do Lion. Como não consegui resolver o problema
> nem obtive ajuda para isso (nem mesmo aqui na Mac-BR), apaguei o HD e
> recomecei do zero. A máquina ficou *ÓTIMA*! E assim está até agora.

> [...]

Sobre este assunto:

1 - a Microsoft recomenda que se reformate periodicamente maquinas rodando Windows. Donde, não é uma invenção minha.

2 - Eu gostaria de saber como quem reformata um HD com Mac OS ou WIndows, faz para repor os seus dados, programas, configurações de volta nele.

Um dos bens mais precisosos para um dono de computador deveria ser "a cara" do computador. Onde o Mail está no meu Dock. Ou a calculadora, ou o Firefox. Se você reformata uma máquina, o Mac OS poe o Dock e o Desktop padrão.

As minhas imagens de desktop, panoramas com lembranças queridas, sumiriam. Os icones cuidadadosamente (des)organizados, idem. Sem contar os inumeros programas, de todos os tipos, devidamente atualizados que tenho.

Este ano pus 2 HD's no meu MacBook. Removi o disco optico (DVD) e pus o HD original de 750 no lugar dele, com o auxílio de um acessorio da Mac Sales/ Other World Computing. Instalei na baia do HD um HD solid state (SSD) de 120 Giga, onde instalei o Mac OS e programas basicos. E apontei o home folder (a casinha) para o home folder "antigo" (deve ter mais que 10 anos) no HD convencional. O meu Mac OS (Lion) abriu com o desktop igual, etc. Depois foi um martirio de dias ate atualizar os programas, instalar o que faltava, etc, etc. Desde o Flash, que não vem com o Mac O.

Donde, para mim, reformatar _é_ coisa de escovador de bit. (eu). Não reformatar é coisa de gente normal.

Sim, concordo que um OS instalado em um HD novo, vazio, será mais rápido (façø isso em maquinas de teste e é fato).

Mas... e os dados? E a vida de cada um?

Donde, não formatem. A não ser que tenham 4 dias para por suas máquinas onde estavam antes. :-)

Abraços,

Mario Jorge

Pela primeira vez instalei