[Mac-BR] Alfândega

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Janeiro 25 16:50:32 PST 2012

Rui,

Um documento que prova que o computador já estava no Brasil não prova que o computador entrou regularmente no Brasil ou foi comprado aqui que é o que a alfândega pode pedir que se prove.

Você tem razão em dizer que _normalmente_ não se cria caso. Mas o fiscal tem todo o direito de exigir a comprovação e de cobrar o imposto de importação devido se não houver comprovação.

O sistema anterior de declarar na saída um objeto que não tinha comprovação de entrada no Brasil era, no mínimo, engraçado, para não dizer ridículo. Me-engana-que-eu-gosto. Era frequentemente usado para registrar a saída de um objeto usado e permitir a entrada de outro, novo, com o número de série falsificado.

abraços,

Mario Jorge