[Mac-BR] Blu-ray está valendo a pena?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Outubro 3 11:23:02 PDT 2012

On Oct 3, 2012, at 2:09 PM, Marcos Ferrao <macferrao em gmail.com> wrote:

> Mario
>
> Nunca tinha ouvido falar que os dados "desapareciam" depois de gravados em midias de dvd-r. Voce pode indicar onde posso ler a respeito? Tenho trocentas coisas gravadas neste tipo de midia... estou preocupado...

Marcos,

Não sei onde ler a respeito, mas sei de muitos CD's e DVD's gravados (inclusive meus) que se tornam ilegíveis. E comerciais também. E' uma mídia frágil. Uma camada de metal ou produto químido mergulhada em plástico. Sendo que os graváveis são "arranháveis". Tente pegar uma mídia, colar uma boa "fita durex", passar uma espátula para fixar e puxar. Lá se foi a sua gravação, seus dados.

Há muitos anos, uma publicação Holandesa fez um teste com várias marcas de CD. Gravou a mesma coisa em CD's de várias marcas e tentou ler depois de um tempo. O erro não foi uniforme. Mas a existência de erro foi :-).

Dados seguros estão em um HD com proteção contra falha (RAID) e ao mesmo tempo replicados em outro lugar (a pelo menos uns 100, 200 metros de distância :-). Quando o World Trade Center caiu muita gente não perdeu dados. Os arrays de muitas empresas que ficavam lá eram replicados em prédios próximos, pelo menos.

Abraço,