[Mac-BR] Pages: não atualize para a última versão!!

CaiOM caiom em me.com
Quarta Novembro 6 16:30:54 PST 2013

Apple lista recursos que voltarão em breve aos apps Pages, Numbers e Keynote
Para quem não acompanhou, aqui vai um resumão: com o lançamento das novas versões dos apps Pages, Numbers e Keynote, a Apple retirou diversos recursos — principalmente dos editores de texto e de planilhas — para que usuários pudessem ter uma experiência unificada em todas as plataformas (OS X, iOS e web).

Nós inclusive comparamos esse movimento da Apple com alguns outros que ela já fez no passado, quando lançou o iMovie ’08 e o Final Cut Pro X, por exemplo, afirmando que esses recursos voltariam num futuro não muito distante. Algumas pessoas contestaram essa teoria, mas através de um artigo de suporte em seu site, a Apple acaba de confirmar tudo isso.

Confira:

O novos aplicativos iWork — Pages, Numbers e Keynote — foram lançados para Mac no dia 22 de outubro. Esses aplicativos foram reescritos do zero para serem totalmente 64 bits e para suportar um formato de arquivo unificado entre OS X e iOS 7, bem como iWork para iCloud beta.

Esses aplicativos apresentam um design totalmente novo, com um formato de painel inteligente e muitas características novas, tais como maneiras fáceis de compartilhar documentos, estilos de objetos desenhados pela Apple, gráficos interativos, novos modelos e novas animações para o Keynote.

Ao reescrever esses aplicativos, alguns recursos do iWork ’09 não estavam disponíveis no lançamento inicial. Nós planejamos reintroduzir alguns desses recursos nos próximos lançamentos e continuaremos adicionando novas funcionalidades em uma base contínua.

Abaixo, os recursos que serão disponibilizados em até seis meses:

Pages

Personalização da barra de ferramentas
Régua vertical
Melhorias nas guias de alinhamento
Melhorias na colocação de objetos
Importação de células com imagens
Melhoria na contagem de palavras
Atalhos de teclado para estilos
Gerenciamento de páginas e seções através de miniaturas
Numbers

Personalização da barra de ferramentas
Melhorias no zoom e no posicionamento da janela
Multicoluna e intervalo de classificação
Autocompletar em textos dentro de células
Cabeçalhos e rodapés
Melhorias no suporte a AppleScript
Keynote

Personalização da barra de ferramentas
Restauração de transições antigas
Melhorias na tela de apresentação
Melhorias no suporte a AppleScript
Exatamente por conta da falta desses e de outros recursos, a Apple deixou as antigas versões dos aplicativos instaladas nas máquinas de usuários quando o upgrade foi realizado. Assim, enquanto essas implementações não chegam aos novos apps, quem quiser poderá continuar usando os antigos.