[Mac-BR] Backup - APFS - CCC

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Outubro 21 14:33:37 PDT 2019

Maria Luiza,

O Catalina complicou um tanto as coisas, e imagino que o Carbon Copy Cloner precise ser atualizado para trabalhar com ele.

Antes um glossário:

Disco é a peça mecânica que contém os dados
Volume é o “disco” que você configura via software e usao.

Antes do Catalina, em condições normais, você tinha um só volume, o conhecido Macintosh HD.

O Catalina (com o sistema de arquivos APFS) introduziu o conceito de Volume Group. O Volume Macintosh HD, visível para o usuário normal, na verdade é um grupo de dois volumes:
Macintosh HD  - 10 Giga e somente leitura
Macintosh HD - Data - o resto do HD, com permissão de leitura e escrita.

Tudo que é a da Apple está no Macintosh HD. O resto — programas, documentos, configurações do usuário — está no Macintosh HD - Data.

Só que você vê tudo mesclado.

Enfim, uma confusão.

Eu sempre considerei o Carbon Copy Cloner uma ferramenta de clonagem de discos, não de backup, apesar dele oferecer essa função. O que deve ter acontecido é que você deve precisar baixar um Carbon Copy Cloner pronto para o Catalina e provavelmente deverá ter que reformatar o HD de backup.

E uma última palavra: o Time Machine é a melhor ferramenta de backup que existe para Mac. E, talvez para qualquer sistema operacional.

abraço,

Mario Jorge