[Mac-BR] processador

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Jun 4 10:30:06 PDT 2020

Endosso 100% o aconselhamento do Jorge, e acrescento alguns lembretes e comentários, complementando o que quele disse.

- não se deve comprar as máquinas entry-level na configuração padrão. Se possível evitem comprar as máquinas entry-leve, as mais simples e baratas.
- esqueçam o “Turbo Boost”, olhem apenas o clock nominal. Listar o Turbo Boost é mais marketing do que outra coisa.
- lembrem-se que na maioria das máquinas a RAM é _soldada_ e em algumas até o SSD (HD de estado sólido) também é soldado = não é possível upgrade posterior.
- os iMacs, que vem com HD’s convencionais (felizmente substituíveis, mas não por leigos totais) são outro crime. O macOS, apesar disso não ser explicitado, é feito para SSD’s. E para piorar a Apple usa HD’s lentos.
- estude bem antes de comprar um Mac, se você vai fazer uso profissional dele em audio, video, gráficos, etc. O barato pode sair muito caro.
- a melhor exceção à regra são os Mac minis com placas gráficas externas (não vendidas pela Apple), que conseguem ser um caminho do meio para quem precisa de GPU’s possantes e não quer ou pode gastar muito.

Abraços,

Mario Jorge