[Mac-BR] Uso intenso de memória virtual nos Macs M1

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Feb 25 14:09:38 PST 2021


Fabricio,

Vamos lá: o texto original do Ari diz:

" Parece que o acesso a esses SSDs soldados na placa lógica é muito rápido e a pessoa não percebe que está usando memória virtual. Mas usa – e muito. E toda essa gravação, leitura e apagamento de arquivos de swap poderia causar danos permanentes ao SSD. É isso mesmo?”

1 - O fato do SSD estar soldado na placa lógica não muda a velocidade de acesso, ou não muda sensívelmente. Apenas se substitui um conector por trilhas. E, como repito mais adiante, os Macs já são equipados com SSD’s soldados há tempo.

2 - E que impacto no uso tem a memória virtual/swapfiles, e como um usuário, se perceber (há quem fique olhando isso), pode reagir a isso? E se usa mais do que se usava antes? E todos os Macs modernos, salvo iMacs, só são disponíveis com SSD’s, muitos soldados na placa, há anos. O “delta” seria apenas o fato que os M1 são mais rápidos que os Intel.

3 - "E toda essa gravação, leitura e apagamento de arquivos de swap poderia causar danos permanentes ao SSD” Se isso for verdade então a Apple está pronta para receber inúmeros processos porque lançou um produto que se auto-destrói.

4 - os M1 foram lançados em, se não me engano, novembro. Se os SSD’s estão tendo sinais de desgaste em 3 ou 4 meses então a coisa seria seríssima. Me parece que há um tanto de exagero e de alarmismo.

O calcanhar de Aquiles dos M1 seria, isto sim, a pouca RAM disponível que, esta sim, pode implicar em muitos swapfiles. Dependendo do uso, bom notar. Eventualmente vou mostar em Macs o /var/vm em Macs e só há o swapfile0. O meu algumas vezes vai a 20 (percebo porque começa a ficar lento), com 16 giga de RAM.

abraço,

mj

> On 25 Feb 2021, at 18:46, Fabrício Cabral <fabriciofx at gmail.com> wrote:
> 
> A questão Mário Jorge, não é se altera ou não a velocidade do SSD. A questão é que se você escreve demais no SSD, diminui a sua vida útil. A escrita em SSD deve ser feita com um algoritmo diferente do HDD, simples assim. "Ah, mas sempre teve arquivos/partição de swap". Sim, sempre teve, mas a questão é *quando* e *quanto* escrever no SSD. Neste tipo de disco, o algoritmo tem que postergar essa escrita o máximo possível e só quanto depois que atingir uma quantidade de dados a ser escrita (não é pra escrever por causa de 1KiB), por exemplo.
> 
> At.te.
> 
> On Thu, Feb 25, 2021 at 2:57 PM Mario Jorge Passos <mj at passos.net <mailto:mj at passos.net>> wrote:
> Ari, 
> 
> Isso me parece história da carochinha. Para começar: o SSD estar soldado ou não na placa lógica não altera em nada a velocidade de acesso. Apenas torna o gabinete mais fino. Memória virtual/swap sempre existiu. E 3 meses depois do lançamento alguém já estar percebendo pane em um equipamento parece ainda mais fantasioso.
> 
> Quanto a upgrades nos processadores, basta olhar para o passado. Quando você viu alguém trocar o processador de um Mac? Você fala que era possível. Mas na vida real isso quase nunca era viável ou financeiramente interessante. Ah, e o M1 também é soldado não apenas pela questão de espessura mas também de simplificação do processo de produção. Entre encaixar diversos componentes, que podem se desencaixar e um robô soldar um só componente não há dúvidas para quem fabrica.
> 
> abraço,
> 
> Mario Jorge
> 
>> On 25 Feb 2021, at 14:48, Ari <ari.silveira at gmail.com <mailto:ari.silveira at gmail.com>> wrote:
>> 
>> Galera,
>> 
>> O que vocês acham desses relatos de comprometimento da durabilidade dos SSDs nos Macs com chip M1? Para mim, a história parece fazer sentido. Muita gente ficou impressionada com o desempenho desses Macs entry-levei e acabou comprando-os para uso mais pesado, como edição de vídeos 4k, e ainda mantando vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Parece que o acesso a esses SSDs soldados na placa lógica é muito rápido e a pessoa não percebe que está usando memória virtual. Mas usa – e muito. E toda essa gravação, leitura e apagamento de arquivos de swap poderia causar danos permanentes ao SSD. É isso mesmo?
>> 
>> Sei que a Apple costuma ignorar apelos e decidir sozinha o que é “melhor” para os usuários, mas será que seria sonhar demais que futuras gerações dos chips da série M tenham soquetes que permitam o upgrade para chips com mais núcleos de CPU e GPU e mais RAM unificada? Ou isso poderia trazer perda de desempenho, em comparação com o chip soldado na placa lógica? No passado, vários modelos de Mac 68k, PowerPC e, se não me engano, até mesmo alguns modelos Intel tinham possibilidade de upgrade de processador.

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20210225/5c92bc32/attachment.htm>


More information about the Mac-BR mailing list