[Mac-BR] Software para detecção de plágio

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed Sep 1 15:51:50 PDT 2021

Claudia

“um App play no Mac” é meio confuso. App é uma coisa. App Store outra. E Play Store é a App Store do Google.

Existe o Crossover, se não me engano, que faz programas nativos de Windows rodarem no Mac, o Wine, que faz o mesmo (ambos são realmente bastante limitados) e Parallels, VMWare, que permitem que se instale um Windows junto com o macOS. O VMBox, acho que é o nome do aplicativo da VMWare para Mac. Esse é gratuito, o Parallels é pago.

Só que esses dois implicam que você tenha uma licença do Windows.

Na App Store há um Plagiarism Checker. É grátis com “in app purchases”. Você paga para usar recursos.

Pela natureza da tarefa eu procuraria um produto online, que pode ter um banco de dados grande o bastante para localizar textos semelhantes.

Ai fui testar o gramarly.com. Colei um pedaço do poema The Waste Land de T.S. Elliot. Tive que completar 32 palavras, senão ele não testava. Advinhe! Ele não achou plágio algum. Só 1 erro de ortografia (ele não diz qual), e 3 outros “erros adicionais de redação”.

Sem comentários. Depois vem gente me falar de “inteligência artificial”. Para quem não sabe, não é possível que exista tal coisa usando computadores tais como nós os conhecemos, máquinas de Turing.

abraço,

Mario Jorge